- 3 de dezembro de 2015
- Posted by: SBD-BA
- Category: Artigos
Aos
Sócios SBD/BA
Prezados Sócios,
Iniciamos hoje a Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Dezembro Laranja”. Não esqueçam de usarem as fitinhas que distribuímos durante a Jornada Baiana de Dermatologia.
A participação de todos é importante para disseminação e sucesso da Campanha.
Abaixo o material que está sendo divulgado Nacionalmente.
Participem!
Abraços,
Ariene Paixão – Coordenadora Regional da Campanha de 2015.
Paulo Machado – Presidente SBD/BA
#dezembrolaranja
Sociedade Brasileira de Dermatologia colore o Brasil de laranja e conscientiza sobre a prevenção do câncer da pele
Para combater e prevenir o câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo, pelo segundo ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia convida os brasileiros a se engajarem e se apropriarem da campanha #dezembrolaranja.
Assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a campanha tem como objetivo alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle. Participar da campanha é fácil! Vista-se de laranja, decore seu ambiente de trabalho, acesse o site www.controleosol.com.br e compartilhe o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção: usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso.
Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.
A ação conta com o patrocínio das marcas La Roche Posay, Vichy, Avène, Roc, Eucerin, Episol e Sunmax.
#dezembrolaranja viraliza na internet
A campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia se espalha nas redes sociais.
Veja como participar!
– Divulgue o Hotsite www.controleosol.com.br, que faz parte do movimento #dezembrolaranja e conta com uma calculadora de risco de câncer da pele, além de conceder dicas de medidas fotoprotetoras;
– Mude a sua foto do perfil no Facebook e Twitter para laranja usando o aplicativo da SBD (disponível a partir de 8/12);
– Curta os perfis oficiais da SBD no Facebook (https://www.facebook.com/sbd100anos) e no Instagram (https://www.instagram.com/dermatologiasbd/) e compartilhe as peças da campanha Dezembro Laranja nos seus perfis;
#dezembrolaranja invade Rio e São Paulo
Para prevenir o câncer da pele, Parque Ibirapuera e Praia de Ipanema serão palcos de intervenção artística inédita no Brasil
Para marcar a chegada do #dezembrolaranja e ampliar o impacto da iniciativa conscientizando e vestindo o Brasil nas cores da ação, a Sociedade Brasileira de Dermatologia trás, pela primeira vez ao Brasil, a inglesa Emma Fay, artista plástica de reconhecimento internacional, especializada em body art. O movimento batizado de “Seja humano com a sua pele” fará intervenções artísticas com contorcionistas que se transformarão em girafa, flamingo, babuíno e caranguejos. A ideia é conscientizar as pessoas, de forma lúdica, a se exporem ao sol de forma controlada, com responsabilidade.
Um enorme estúdio de vidro climatizado será montado nos locais para que o processo de pintura corporal possa ser acompanhado pelo público. Os artistas circularão pelo parque e praia interagindo com as pessoas. Toda a ação, da preparação dos modelos até a reação das pessoas, será registrada em vídeo para posterior postagem nas redes sociais. Promotores uniformizados farão distribuição de folheto informativo sobre a campanha e filtros solares.
A ação conta com o patrocínio das Vichy/ La Roche Posay.
Serviço:
5 de dezembro – Parque Ibirapuera – próximo à marquise do MAM- personagens: 1 girafa, 1 zebra e 1 babuíno – de 8 às 16h
6 de dezembro – Praia de Ipanema – entre posto 9 e 10- Personagens: 3 caranguejos – de 8 às 16h